quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Rani Mukerjee

Rani Mukerjee (Kolkata, 21 de Março de 1978), é uma atriz de sucesso na Índia. Ela já recebeu 6 vezes o prémio de melhor atriz no Filmfare Award, e se tornou a artista mais premiada neste evento.
 Depois de uma curta aparição num filme de seu pai em 1992, Rani Mukherjee fez a sua estreia como atriz quatro anos depois com protagonista do filme Raja Ki Aayengi Baraat (1996). A sua perfomance como uma vítima estupro foi bem recebida pela crítica, contudo o filme fracassou nas bilheteiras, por isso ela regressou à faculdade para terminar a sua formação.
 Rani regressou ao cinema em 1998. O seu primeiro filme nesse ano foi Ghulam, onde contracenou com Aamir Khan. O filme foi um sucesso. Na estreia de Karan Johar como director, com o filme Kuch Kuch Hota Hai, ela contracenou com Shah Rukh Khan e Kajol, e este filme também foi um sucesso. Este filme rendeu a Rani o primeiro prémio Filmfare da sua carreira, onde foi premiado na categoria de Melhor Atriz Secundária.
 Ela continuou a sua carreira com vários projectos, no entanto a maior parte deles fracassou nas bilheteiras. Embora Badal, tenha sido um dos filmes mais bem sucedidos de 2000, ela ainda assim não conseguiu estabelecer o seu nome na indústria cinematográfica.
 Em 2001, Mukherjee estrelou no filme Chori Chori Chupke Chupke, de Abbas Mustan, contracenando com Salman Khan e Preity Zinta. O filme foi lançado depois do atraso de um ano. Rani no seu papel como Priya Malhotra, uma mulher que não era capaz de conceber um filho, e por isso contrata uma barriga de aluguel. Em 2002, Mukherjee desempenhou o papel principal no filme Mujhse Dosti Karoge!, de Kunal Kohli, contracenando ao lado de Hrithik Roshan e Kareena Kapoor. Embora o filme não tenha tido bons resultados na Índia, foi muito bem sucedido no exterior e marcou a entrada de Mukherjee na casa de produção Yash Raj Films. Mais tarde nesse ano, Rani estrelou no filme Saathiya, de Shaad Ali, contracenando ao lado de Vivek Oberoi. O filme obteve um sucesso moderado e se tornou um dos filmes mais bem sucedidos desse ano. Nesse filme ela desempenhou o papel de Suhani Sharma, uma estudante de medicina que lida com as tensões e descontentamente de sua vida de casada. Este filme valeu-lhe o prémio Filmfare na categoria de Prémio da Crítica pelo Melhor Desempenho entre várias outras nomeação recebeu pela primeira vez a nomeação para Melhor Atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário